BILBIOTECA – ATIVIDADE 3.1 – SOCIALIZAÇÃO DO PITEC
Considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no contexto da escola, nesse momento presencial do curso cada participante fará a apresentação do PITEC.
Essa apresentação deverá constar dos aspectos significativos que ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado.
ORIENTAÇÕES:
· Organizar as apresentações usando recursos da tecnologia (slide, data show, fotos, ou textos – no mínimo 300 palavras - falando do PITEC de modo geral);
· Salvar: socialização_pitec_mariasueli
· Postar o arquivo BILBLIOTECA.
FÓRUM – ATIVIDADE 3.2 – REFLETINDO NO COLETIVO: “PAPEL DAS TECNOLOGIAS INTEGRADAS AO CURRÍCULO.”
Para dar continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos compartilhar o entendimento que cada um tem sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo no fórum.
ORIENTAÇÕES:
· Considerar as apresentações dos PITEC e os aspectos discutidos na turma. (nos encontros presenciais);
· Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto: “Papel das tecnologias integradas ao currículo.”
· Ler as contribuições dos colegas e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.
FÓRUM – ATIVIDADE 3.3 – MAPA CONCEITUAL DO PITEC
Durante a socialização do PITEC que ocorreu na atividade 3.1, no encontro presencial, vocês vivenciaram um processo de reflexão-sobre-ação e, provavelmente, identificaram aspectos que podem ser reformulados.
O Projeto foi esboçado no eixo 1, colocado em ação durante o eixo 2 e socializado no eixo 3. Agora, ele deverá ser reformulado e a partir dessa nova versão, a proposta dessa atividade será a elaboração de um Mapa Conceitual do PITEC. Para isso, cada um poderá escolher o recurso tecnológico que preferir (CMap, Editor de apresentação, editor de textos).
OBSERVAÇÃO: Não foi possível instalar no Linux o software FreeMind – ferramenta utilizada para desenhar mapas conceituais, então, vamos realizar só o que se pede nas orientações.
ORIENTAÇÕES:
· Faça as leituras dos textos: Guia do cursista páginas de 149 – 171;
· Usando o editor de texto: defina Mapa conceitual e qual a sua importância no trabalho pedagógico.
DIÁRIO DE BORDO – ATIVIDADE 3.4 – REFLEXAO SOBRE A APRENDIZAGEM
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, você pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática estudada ao longo do curso e registrar suas reflexões no Diário de Bordo. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
ORIENTAÇÕES:
- O que você aprendeu sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento do PITEC?
- E a integração das tecnologias ao currículo na perspectiva do trabalho por projeto?
... É O SABER FAZER INTEGRADO COM O SABER COMPREENDER.
Para melhor desenvolver suas atividades faça leitura dos textos dispostos no ambiente EPROINFO > conteúdo módulo ou outras fontes de sua preferência.
BOM TRABALHO!!!
Maria Sueli dos Santos Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário